Candidaturas abertas para criação da Rede Nacional de Test Beds

22.07.2022

Está aberto, até 16 de setembro de 2022, mais um concurso para criação da Rede Nacional de Test Beds, que tem como objetivo disponibilizar condições necessárias às empresas para testarem novos produtos e serviços, em espaço físico ou via simulação virtual. 

Consideradas polos de inovação, as Test Beds funcionam numa lógica colaborativa entre as empresas responsáveis pela operação e as empresas às quais prestam serviços.

O novo Aviso de concurso apresenta alterações ao nível das entidades elegíveis, permitindo que os consórcios integrem Entidades Não Empresariais do Sistema de I&I (ENESII).

As candidaturas destinam-se essencialmente a PME e startups, que se devem integrar numa das seguintes categorias: 

  • Líder: inserem-se nesta categoria as empresas operadas com práticas de inovação. Cada Test Bed terá de desenvolver no mínimo 40 produtos-piloto
  • Excelência: empresas que se caracterizam pela sua elevada capacidade de experimentação e de testagem, tendo de desenvolver no mínimo 60 produtos-piloto
  • Excelência Europa: neste caso, a Test Bed deve desenvolver um mínimo de 100 produtos-piloto.

A apresentação das candidaturas é efetuada através de formulário eletrónico, disponível na área reservada do Portal do IAPMEI.

O montante máximo de financiamento é de 7,5 milhões de euros por Test Bed, estando este indexado ao número de novos produtos e serviços que cada Test Bed estabelece como objetivo.

Os beneficiários com candidaturas apresentadas ao abrigo do Aviso n.º 03/C16-i02/2022 poderão submeter novamente a sua candidatura ao presente, ao fazê-lo, a candidatura anterior será considerada como desistência. 

Fonte: Portal do IAPMEI