Cartão de Cidadão celebra o 16.º aniversário com novidades

15.02.2023

Lançado em 2007, o Cartão de Cidadão (CC) juntou vários documentos num só cartão e permitiu a autenticação e assinatura digital nos serviços públicos online. Em 16 anos foram emitidos mais de 33,7 milhões de cartões em Portugal e no estrangeiro. Em 2023, o Cartão de Cidadão vai ter uma nova imagem e novas funcionalidades.

No início do ano, passou a ser possível ativar os certificados digitais do Cartão de Cidadão através de biometria (verificação facial). 

Ainda em 2023, o Cartão de Cidadão vai passar a ser gratuito para todas as crianças recém-nascidas portuguesas, até aos primeiros 20 dias de vida. Será ainda lançado o novo cartão, com utilização sem contacto (contactless).

O primeiro Cartão de Cidadão foi emitido na Ilha do Faial, nos Açores, a 14 de fevereiro de 2007. Este documento juntou o Bilhete de Identidade, Cartão de Contribuinte, o Cartão de Utente, Cartão de Beneficiário da Segurança Social e Cartão de Eleitor num só cartão.

Ao longo dos anos, o cartão foi sendo melhorado e foram lançados novos serviços relacionados, dos quais se destacam os seguintes:

  • 2014: lançamento da Chave Móvel Digital como sistema de autenticação alternativa ao Cartão de Cidadão

  • 2016: inauguração do Balcão Nascer Cidadão com Cartão de Cidadão nas maternidades e hospitais de todo o país

  • 2017: a validade do CC para maiores de 25 anos passou a ser de 10 anos 

  • 2019: passou a ser possível a renovação online do CC para maiores de 25 anos

  • 2020: arrancou a renovação do CC por SMS e a entrega do cartão em casa, via CTT

  • 2021: os Cartões de Cidadão renovados automaticamente podem ser entregues em casa

  • 2022: em março passou a ser possível pedir online o primeiro CC para um recém-nascido

  • 2023: o Cartão de Cidadão de um recém-nascido vai passar a ser gratuito e, no final do ano, será lançado um CC com um novo design, tecnologia contactless e verificação facial.

Fonte: Portal do Governo