Cartas para responder aos Censos 2021 já estão a ser enviadas
As cartas com informação necessária para responder aos Censos 2021 começam hoje, dia 5 de abril, a chegar às caixas de correio dos/as residentes nacionais e estrangeiros/as em Portugal. As respostas podem ser submetidas a partir de 19 de abril, através da internet, preferencialmente até dia 3 de maio.
Enviadas pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), as cartas contêm códigos, assim como toda a informação necessária para preencher o inquérito.
Caso não haja condições para responder via Internet, o INE apresenta um conjunto de alternativas:
- telefone, para grupos da população com dificuldade em responder pela Internet ou impedidos de contacto presencial
- e-balcão nas Juntas de Freguesia, mediante as condições de acessibilidade locais e em função da respetiva situação de saúde pública
- autopreenchimento dos questionários em papel, entregues pelos recenseadores, que cumprem o protocolo de saúde pública.
A partir de 31 de maio, os recenseadores deslocam-se às residências de quem ainda não tenha enviado as suas respostas. Os recenseadores do INE apresentam-se com cartão de identificação e colete, que os identifica como estando a trabalhar para os Censos 2021.
Recorde-se que o recenseamento geral da população e das suas condições de vida realiza-se a cada 10 anos, no primeiro ano de cada década, sendo as respostas confidenciais.
Fonte: Portal do Governo
