CENTRO 2020 financia projetos de Apoio à Produção Nacional

01.02.2021

O Programa Operacional CENTRO 2020 publicou recentemente Avisos de concurso para apoiar o investimento empresarial na Indústria e no Turismo, no âmbito do Programa de Apoio à Produção Nacional.

São disponibilizados 43 milhões de euros do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional para os oito Avisos (um por cada uma das Comunidades Intermunicipais), que cobrem todo o território da Região Centro.

Os apoios são dirigidos às micro e pequenas empresas para expansão e modernização da sua produção, contribuindo para reduzir a dependência do país face ao exterior.

São financiados investimentos em máquinas, equipamentos, serviços tecnológicos/digitais, bem como sistemas de qualidade e de certificação que permitam alterar os processos produtivos das empresas.

Os projetos devem ter um investimento elegível máximo de 235 mil euros, podendo beneficiar de uma taxa base de 30%, que será de 40% para os investimentos localizados em territórios do interior.

São acrescidos de majorações até um máximo de 20% para projetos que estejam enquadrados em prioridades relevantes como a transição digital, a economia circular, incluindo a transição energética, os produtos turísticos integrados de base intermunicipal ou os Programas de Valorização Económica de Recursos Endógenos (PROVERE). Os apoios não são reembolsáveis (a fundo perdido).

Fonte: Portugal 2020