Centro de Atendimento Consular já registou mais de 150 mil atendimentos

04.12.2019

A funcionar desde abril de 2018, o Centro de Atendimento Consular (CAC) recebeu 110.314 chamadas e 40.945 e-mails de cidadãos. 

O serviço tem como principal objetivo agilizar o contacto entre o cidadão português residente no estrangeiro e a Administração Pública Portuguesa. Em complementaridade com o atendimento presencial nos postos consulares, o CAC encontra-se acessível aos cidadãos via telefone ou correio eletrónico, permitindo obter informações para a emissão de documentos de identificação, esclarecimento de dúvidas ou agendamento de atos consulares. 

Trata-se de uma iniciativa conjunta das áreas de governação dos Negócios Estrangeiros e da Modernização do Estado e da Administração Pública, através da AMA, no âmbito do programa Simplex+

Foi criado como projeto piloto para a comunidade portuguesa com residência em Espanha, abrangendo também toda a rede consular portuguesa naquele país. 

No âmbito do Plano de Preparação e de Contingência para a saída do Reino Unido da União Europeia, o serviço foi alargado em abril deste ano aos cidadãos portugueses a residir nessa área geográfica e inclui a linha Brexit, onde são esclarecidas dúvidas relacionadas com o tema em questão.

Em 2020, o CAC deverá chegar a outros países europeus e países africanos de língua oficial portuguesa.

Contatos Centro de Atendimento Consular Reino Unido
E-mail: cac.ru@ama.pt
Telefone: +(44) (0) 20 343 336 24

Contatos Centro de Atendimento Consular Espanha
E-mail: cac@ama.pt
Telefone: +(34) 917 890 500

Fonte: Portal do Governo