Comissão Europeia apresenta objetivos digitais até 2030

11.03.2021

Todos os serviços públicos essenciais deverão estar disponíveis online até 2030. Este é um dos objetivos da Comissão Europeia (CE) incluídos nas orientações para a digitalização da Europa na próxima década. A proposta apresentada integra projetos plurinacionais e a elaboração de uma proposta legislativa para monitorizar os progressos.

Segundo as metas da Década Digital da Europa, as/os cidadãs/ãos terão ainda acesso aos seus registos médicos por via eletrónica, com 80% a utilizar uma solução de identificação digital.

Para além da digitalização dos serviços públicos, a proposta da CE pretende ter 80% das/os cidadãs/ãos dotadas/os de competências digitais básicas e 20 milhões de profissionais altamente qualificados em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) a trabalhar na União Europeia (UE). O objetivo é ainda que as mulheres assumam uma maior proporção destes empregos.

Também está prevista a transformação digital das empresas, com três em cada quatro empresas europeias a dever utilizar serviços de computação em clouds, de megadados e de inteligência artificial até 2030. É ainda expectável que mais de 90% das Pequenas e Médias Empresas atinjam o nível básico de intensidade digital e que o número de empresas-unicórnio da UE duplique.

A conetividade dos agregados familiares europeus a infraestruturas digitais seguras, eficazes e sustentáveis também faz parte das metas a alcançar, com todas as zonas povoadas a serem abrangidas pela rede 5G.

A proposta da Comissão Europeia assenta igualmente na transição para uma economia circular, resiliente e com impacto neutro no clima, com benefícios para as cidadãs e cidadãos europeus, para as empresas e para o ambiente.

Para mais informações sobre os objetivos digitais até 2030, consulte o portal da Comissão Europeia.

Fonte: Agência para o Desenvolvimento e Coesão