Comissão Europeia lança plataforma para acelerar emprego e competências digitais

24.05.2021

“Digital Skills and Jobs Platform” é a nova plataforma da Comissão Europeia para acelerar as competências e o emprego na área digital na Europa. Trata-se de um balcão único com informações, iniciativas e recursos para melhorar as competências digitais básicas e avançadas.

Numa altura em que 42% da população europeia não tem competências digitais básicas, a nova plataforma irá contribuir para a sua qualificação digital. O objetivo é também reforçar a coligação europeia e as 25 coligações nacionais dedicadas a esta matéria.

Juntamente com o Programa Europa Digital e o Programa de Recuperação e Resiliência, a plataforma foi criada no âmbito da Década Digital da Europa. Os objetivos são que 80% dos europeus tenham competências digitais básicas e que 20 milhões de especialistas em tecnologia digital estejam empregados até 2030.

A “Digital Skills and Jobs Platform” irá contribuir ainda para o Pacto para as Competências, um modelo de compromisso comum para o desenvolvimento de competências na Europa.

Este projeto foi criado com vários parceiros nos estados-membros da União Europeia e é financiado pelo programa “Connecting Europe Facility”.

Fonte: Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho