COVID-19: Agendamento da vacinação disponível para maiores de 43 anos

08.06.2021
AVISO: Esta notícia está desatualizada. Para informações atuais sobre a vacinação contra a COVID-19, consulte o portal da DGS.

O autoagendamento para a vacinação contra a COVID-19 já está disponível para maiores de 43 anos. A marcação do local e data para a toma da vacina é feita no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS). Já os autotestes à COVID-19 vão integrar a Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2, com os centros de saúde a poderem realizar o teste a utentes assintomáticos.

O aumento do ritmo da vacinação permitiu abrir o autoagendamento para pessoas acima dos 43 anos, poucos dias depois de estar disponível para quem tem mais de 45 anos.

Autotestes integram Estratégia Nacional de Testes

A Estratégia Nacional de Testes para SARS-CoV-2 vai passar a incluir os autotestes à COVID-19, permitindo que centros de saúde possam realizá-los a utentes assintomáticos, mediante o seu consentimento.

Apesar dos autotestes, disponíveis em farmácias ou parafarmácias, não substituírem os testes laboratoriais, a DGS considera que complementam a Estratégia Nacional de Testes e ajudam a monitorizar a evolução epidemiológica da doença.

A nova orientação da DGS indica ainda que as creches devem passar a fazer testes regulares, tal como os restantes níveis de ensino têm feito até à data. Segundo a DGS, os rastreios à COVID-19 devem ser periódicos nos concelhos com taxa de incidência superior a 120 casos por 100 mil habitantes.

Fonte: Portal do Serviço Nacional da Saúde (Notícia 1 / Notícia 2)