Creches do setor social gratuitas a partir de hoje

01.09.2022

A partir de hoje, dia 1 de setembro, as creches do setor social e solidário passam a ser gratuitas para todas as crianças nascidas a partir de 1 de setembro de 2021 (inclusive). A medida inclui atividades pedagógicas, alimentação, custos com inscrições e seguros, assim como custos com períodos de prolongamento do horário de funcionamento.

O objetivo da medida é abranger 100 mil crianças até 2024, ou seja, todas as crianças em idade de frequentar a creche, independentemente dos rendimentos das famílias.

Previstas mais 5 mil vagas para creches sociais

Está ainda prevista a criação de mais 5 mil vagas este ano letivo. O aviso será lançado este mês, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), com um orçamento de 20 milhões de euros.

As novas vagas podem abrir em todo o país, mas as zonas com mais procura e menos resposta terão prioridade, de que é exemplo a área metropolitana de Lisboa.

Alargamento ao setor privado em janeiro de 2023

A partir de janeiro de 2023, as creches do setor privado também passam a estar incluídas, garantindo vagas caso não haja na rede do setor social.

Para mais informações sobre a rede de creches gratuitas, consulte o portal da Segurança Social.

Fonte: Portal do Governo