Criada nova série de certificados de aforro e suspensa a emissão da Série E

05.06.2023

O Governo aprovou a criação da série F dos certificados de aforro, que vai substituir a série E.

A subscrição de certificados de aforro da série E fica assim suspensa e a partir de dia 5 de junho apenas é possível subscrever certificados da série F. Os certificados de aforro da série E, que foram subscritos até dia 2 de junho, vão continuar válidos e ter as mesmas condições contratuais até serem resgatados ou até ao fim da data de validade.

O montante mínimo de investimento desta nova série F é de 100 unidades (corresponde a 100 euros) e pode ir até a um máximo de 50 mil euros. Uma das novidades desta série F é que permite adicionar a subscrição de mais unidades (mais euros) ao mesmo certificado. Esta subscrição adicional tem um valor mínimo de 10 euros e pode ser feita as vezes que quiser.

A taxa de juros baixa de 3,5% para os 2,5% e há um prémio de permanência que começa em 0,25% entre o 2.º e 5.º ano de subscrição e vai até 1,75% adicionais nos últimos dois anos do prazo máximo de subscrição.

Esta nova série F também tem um prazo máximo de subscrição superior, passando de 10 para 15 anos de validade.

Os certificados de aforro da série F podem ser subscritos online, em Aforronet ou presencialmente, nos balcões dos CTT ou num dos seis Espaços Cidadão que fazem o serviço. Informe-se junto do seu banco sobre a possibilidade de subscrever certificados de aforro da série F.

Fonte: Portaria de Diário da República

Certificados aforro Serie E Serie F