Dez Polos de Inovação Digital nacionais com acesso à Rede Europeia

28.06.2021

O reconhecimento de dez Polos de Inovação Digital - redes colaborativas com competências digitais - permite-lhes o acesso à Rede Europeia de Digital Innovation Hubs. A criação destes polos pretende estimular a adoção de inteligência artificial, cibersegurança e supercomputação nos modelos de negócio das empresas.

Embora, nesta fase, tenham sido  selecionados dez polos de inovação digital, a rede nacional pode crescer com a integração de novos que venham a ser reconhecidos. 

Prevê-se, ainda, que os Polos de Inovação Digital nacionais, pré-selecionados nesta fase, possam candidatar-se a integrar a Rede Europeia, no âmbito dos concursos que serão abertos  pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Europa Digital.

A revelação da aprovação das candidaturas foi publicada em Diário da República, através do Despacho n.º 6269/2021. Trata-se de uma das doze medidas do Plano de Ação para a Transição Digital, que tem como objetivo a dinamização de uma Rede Nacional de Polos de Inovação Digital, que será desenvolvida em ligação com os clusters de competitividade e centros de interface tecnológico reconhecidos. Essa rede estará também interligada com a Rede Europeia, que será dinamizada pela Comissão Europeia no âmbito dos programas quadro europeus para 2021-2027.

Fonte: Portal do Governo