Eleições Autárquicas 2021: conheça os prazos para pedir o voto antecipado

30.08.2021

Estão a decorrer os prazos de entrega do requerimento para o voto antecipado relativamente às eleições autárquicas, que acontecem a 26 de setembro. O voto antecipado aplica-se a pessoas internadas, presas, em lares, estudantes, em confinamento obrigatório e que, por motivos profissionais, não se possam deslocar às urnas no dia da eleição.

Pessoas doentes internadas, presas e estudantes

As pessoas que estiverem doentes e internadas num estabelecimento hospitalar, detidas num estabelecimento prisional ou estudarem num estabelecimento de ensino diferente do local onde estão recenseadas, podem pedir o voto antecipado até 6 de setembro.

O pedido deve ser enviado por correio ou por e-mail para a presidência do município onde vota.

Pessoas em confinamento obrigatório, residentes em lares ou com impedimento profissional

Se residir num lar ou estiver em confinamento obrigatório devido à COVID-19 até 18 de setembro, pode fazer o requerimento para o voto antecipado entre 16 e 19 de setembro

Pode fazer o pedido através da plataforma criada para o efeito. Caso não consiga fazê-lo online, o requerimento pode ser apresentado na junta de freguesia por quem representa a pessoa eleitora, mediante uma procuração e cópia do documento de identificação civil de quem requer o voto antecipado.

Se, por motivos profissionais, houver impedimento de votar presencialmente no dia das eleições, o voto antecipado deve ser feito entre 16 e 21 de setembro, na Câmara Municipal do Município onde a pessoa está recenseada. Terá de apresentar um documento comprovativo do impedimento.

Nesta eleição não está prevista a possibilidade de voto antecipado em mobilidade.

Para mais informações, consulte o Guia Prático “Votar” no portal ePortugal.

Fonte: Portal do Eleitor