Entrega de declarações de IRS de 2022 começa dia 1 de abril

31.03.2023

A entrega da declaração anual do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), relativa aos rendimentos de 2022, é feita de 1 de abril até 30 de junho de 2023. 

A entrega de declaração de IRS tem de ser feita online no portal das Finanças. Se precisar de apoio, pode ir a alguns Espaços Cidadão ou algumas Juntas de Freguesia que ajudem a preencher a declaração. Também pode ir a qualquer balcão das Finanças.

Para preencher a declaração de IRS precisa de se autenticar com a senha de acesso ao Portal das Finanças, Chave Móvel Digital ou Cartão de Cidadão. Se entregar o seu IRS em conjunto com outras pessoas (por exemplo, esposa/o ou filha/os), precisa de ter consigo as senhas das finanças de todos.

As Finanças disponibilizam ainda os seguintes meios para esclarecer quem tenha dificuldades em entregar a declaração do IRS por via eletrónica:

Para mais informações sobre como entregar a declaração do IRS consulte o Portal das Finanças ou vá a um Espaço Cidadão, Junta de Freguesia ou balcão das Finanças que ajude na entrega.

Fonte: Agência para a Modernização Administrativa (AMA)