Entrega de declarações do IRS arranca hoje

01.04.2021

A entrega da declaração anual do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), relativa aos rendimentos de 2020, decorre de 1 de abril a 30 de junho. A declaração de IRS apenas pode ser feita por via eletrónica no portal das Finanças. Este ano, o IRS Automático foi alargado aos trabalhadores independentes, abrangendo 250 mil novos contribuintes.

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) vai considerar como definitiva e entregue a declaração automática provisória que não foi confirmada até ao final do prazo. Isto significa que os contribuintes abrangidos pelo IRS Automático não são obrigados a fazer qualquer procedimento para a entrega da declaração.

A AT disponibiliza os seguintes meios para esclarecer quem tenha dificuldades em entregar a declaração do IRS por via eletrónica:

Em alternativa, o atendimento presencial nos serviços de finanças está em funcionamento, mediante marcação prévia, bem como em algumas juntas de freguesia e em centenas de Espaços Cidadão distribuídos por todo o país. Nestes locais é feito o Atendimento Digital Assistido, com os técnicos a ajudar a preencher a declaração de IRS por via eletrónica.

Fonte: Portal do Governo