Espaço Óbito disponível na Loja de Cidadão de Coimbra

10.04.2019 | AMA

Foi inaugurado, no dia 9 de abril, o Espaço Óbito da Loja de Cidadão de Coimbra, localizada na Avenida Central, n.º 16/18/20. Este novo espaço encontra-se em funcionamento desde o dia 14 de março e já realizou 383 atendimentos.

O Espaço Óbito foi concebido para reunir num único local de atendimento um conjunto de serviços transversais a várias entidades a que é necessário recorrer após a morte de um familiar. O principal objetivo do serviço é resolver várias questões e serviços numa única deslocação, é possível, por exemplo, efetuar pedidos de subsídios e reembolsos relacionados com morte ou funeral, ou realizar habilitações de herdeiros.

O balcão esteve em protótipo em Santo Tirso, tendo evoluído para este novo conceito, mais integrado, onde é prestada a informação necessária para tratar de diversos assuntos relacionados com a morte de um familiar.

Este espaço surge de uma parceria entre a ADSE, a Autoridade Tributária, o Banco de Portugal, a Caixa Geral de Aposentações, o Instituto dos Registos e Notariado (IRN), o Instituto da Segurança Social, o Ministério da Justiça e a Agência para a Modernização Administrativa, através do LabX.

Durante o evento, a Ministra da Justiça, Francisca Van Dunen, anunciou que o próximo Espaço Óbito será aberto na nova Loja de Cidadão de Lisboa, no mercado 31 de Janeiro.