Estrutura Europeia de Empreendedorismo com representação em Portugal

19.03.2021

A Aliança das Nações Europeias para o Empreendedorismo terá representação permanente em Portugal.  A nova entidade, que tem como objetivo estimular o crescimento do ecossistema empreendedor europeu será formalmente constituída  durante o ano de  2021.

Evitar a fuga de empreendedores para outras geografias, reter e atrair talento, estimular o investimento e promover a implementação das melhores práticas são outros dos objetivos desta aliança.

Na Europe Startup Nations Alliance - designação comunitária -  estão envolvidos os 27 Estados Membros, comprometidos a alcançar os mesmos objetivos, de reforçar a marca europeia.

Os Estados-Membros reuniram-se, virtualmente, no Digital Day 2021, numa organização conjunta entre a Comissão Europeia e a Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, com o objetivo de discutir os desafios das tecnologias digitais e como podem os países enfrentá-los, contribuindo, assim, para que a UE venha a liderar a dupla transição verde e digital.

O Ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, destacou que “este é um importante marco para Portugal, na sua Presidência do Conselho da União Europeia, mas, sobretudo, para o reforço do papel da Europa, num contexto de recuperação económica”. 

“Este é o momento para reforçarmos pontes e aproximar países, pois, só como um todo, vamos conseguir reter startups e todo o talento deste setor, num contexto global altamente competitivo”, conclui.

A Europa tem 246 mil startups, o que corresponde a 5,6 milhões de postos de trabalho no setor.

Fonte: Portal do Governo