Governo apresenta plano de 6 mil milhões de euros para reativar o turismo

21.05.2021

O Governo apresentou um plano de ação para reativar a indústria turística, que representa um investimento de 6 mil milhões de euros. O plano Reativar Turismo | Construir Futuro inclui várias iniciativas para empresas, turistas e residentes. O objetivo é aumentar a competitividade do destino e melhorar a reputação da Marca Portugal.
 
O programa é composto por ações específicas, de curto, médio e longo prazo, cuja prioridade é apoiar as empresas e o emprego no setor. Vão ser criados fundos para a capitalização das empresas, linhas de crédito e financiamentos, bem como redes integradas de apoio ao empresário e programas de mentoria.

A ideia é juntar numa só plataforma todos os parceiros do setor, incluindo o Turismo de Portugal, as entidades regionais de turismo, as associações empresariais e as equipas de turismo no estrangeiro.

Reforçar a confiança no turismo

Outro dos objetivos do plano Reativar Turismo | Construir Futuro, é criar condições que reforcem a confiança no turismo, por parte das empresas, dos turistas e dos residentes.

Para além da atualização dos requisitos do Selo Clean & Safe 2.0, também irão ser lançados os programas Seamless Travel e Adaptar 2.0, para facilitar as visitas turísticas em termos de circulação, pagamentos e informação disponível.
 
No eixo da segurança, está ainda incluída a atualização do Health Passport 2.0, uma medida que prevê uma ferramenta que identifica os casos de vacinação, testes certificados à COVID-19 e casos positivos recentes. O objetivo é garantir o baixo risco de transmissão do vírus.

Tornar Portugal mais competitivo

Dada a forte concorrência turística internacional, estão previstos programas e campanhas para a promoção externa do destino Portugal, de modo a captar eventos e parcerias importantes para a imagem internacional do país.

Terão também lugar as campanhas de turismo interno, o programa IVAaucher e a reformulação do portal VisitPortugal.

Aposta na qualificação dos recursos humanos

No domínio das qualificações, está planeada a criação de programas de formação aos recursos humanos do setor, bem como a captação de talento. O desenvolvimento de centros de especialização tem como finalidade valorizar as profissões do turismo e melhorar a qualidade do serviço prestado e valorizar.

A aposta na inovação e na digitalização do setor turístico será feita através de programas específicos de apoio à transformação digital das empresas.

O plano Reativar Turismo | Construir Futuro foi criado no âmbito da Estratégia para o Turismo 2027. Estima-se um retorno superior a 27 mil milhões de euros em receitas turísticas.

Fonte: Portal do Governo