Governo assina memorando de entendimento com Amazon Web Services

18.12.2020

O Governo assinou um memorando com a empresa norte-americana Amazon Web Services (AWS) para  colaborarem em programas de educação e iniciativas de transformação digital para startups, pequenas empresas e organizações governamentais.

O acordo marca o lançamento da iniciativa Mais Digital powered by AWS, que se baseia nos três pilares da Transição Digital de Portugal: capacitação e inclusão digital dos cidadãos, transformação digital do tecido empresarial, e digitalização do Estado.

Esta iniciativa permitirá que os cidadãos portugueses e o setor público tenham acesso a formação em competências técnicas, incluindo laboratórios práticos e programas de certificação técnica. Irá também proporcionar, às startups e às pequenas empresas, um maior acesso a serviços de tecnologia avançada e apoio, através de programas de aceleração e incubação.

A Mais Digital powered by AWS visa também ajudar a transformar a administração pública, através da colaboração conjunta no desenvolvimento de aplicações na nuvem para utilização pelos cidadãos.

A Mais Digital powered by AWS inclui os seguintes programas:

  • AWS CloudStart, para ajudar, através de Organizações de Desenvolvimento Económico, pequenos negócios a tirar partido da tecnologia da nuvem AWS para acelerar o crescimento e estimular a economia da sua comunidade.
  • AWS Educate e a AWS Academy, para apoiar o desenvolvimento da próxima geração de construtores de nuvens e desenvolver uma força de trabalho futura pronta para a cloud em Portugal. 
  • O AWS Activate, para apoiar a comunidade startup portuguesa.

Fonte: Portal do Governo