Governo lança site e app sobre o plano de resposta à COVID-19

06.04.2020

(Atualizado a 6 de abril com informação sobre a app oficial Estamos ON - COVID-19)

O Governo português lançou o site covid19estamoson.gov.pt face à necessidade de informar os cidadãos sobre o novo coronavírus/COVID-19. Além do site, está disponível a aplicação móvel Estamos ON – Covid19 para iOS e Android

As informações são apresentadas numa plataforma única, servindo como guia prático para apoiar cidadãos, famílias e empresas. Além de serem oferecidas informações sobre medidas de prevenção e contenção, medidas excecionais adotadas pelo Governo para cada área governativa, e contactos de emergência oficias, os cidadãos também têm acesso à documentação necessária, incluindo formulários, para acederem aos apoios disponibilizados pelo Governo. 

É destacada a área dos serviços públicos que podem ser efetuados sem ter de se deslocar, no seguimento do reforço que tem sido feito para a utilização dos serviços disponíveis online ou por telefone. 

Na secção de perguntas e respostas (FAQs), atualizada regularmente, são apresentadas perguntas recolhidas pelos voluntários da VOST Portugal nas redes sociais e respondidas pelas autoridades de Saúde competentes, como a DGS, SPMS, INEM, INSA e INFARMED. 

Esta iniciativa conta com parceiros na área da tecnologia (AWS, CISCO, Google e Microsoft) e operadores de telecomunicações (Altice, NOS, Vodafone e APRITEL), possibilitando a operacionalização do regime de teletrabalho. Cidadãos, escolas, serviços públicos e empresas podem encontrar neste site um conjunto de tutoriais de boas práticas que têm como objetivo facilitar o processo de adaptação das suas atividades durante este período.

O site e app foram construídos com o apoio da VOST Portugal e da ESRI Portugal.

Fonte: Portal do Governo