Governo vai lançar portal único de serviços públicos em 2022

20.09.2021

Está previsto para o final de 2022, o lançamento de um portal único, onde será possível realizar os principais serviços públicos de forma simples. O redesenho dos serviços digitais mais utilizados e o desenvolvimento do atendimento multicanal foram algumas das medidas apresentadas no contexto do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Na primeira fase do portal estarão incluídos os seguintes serviços: a “Carta de Condução na Hora”, a “Renovação Automática e a Ativação online do Cartão Cidadão”, o “Pedido de Nacionalidade online”, a “Morada Sempre Atualizada” e o “MySNS Marcação de Consulta”.

Centros únicos de agendamento e atendimento

No próximo ano também vai ser possível marcar a realização de diferentes serviços presenciais, no mesmo local e à mesma hora, através de um centro único de agendamento. O objetivo é evitar várias deslocações e reduzir os tempos de espera.

Para 2022 ainda está prevista a criação de um centro de atendimento único, que permitirá realizar e esclarecer dúvidas sobre serviços por telefone.

Partilha de dados entre Finanças e Segurança Social

Já em 2023 será também possível autorizar a partilha de dados entre as Finanças e a Segurança Social, para automatizar alguns benefícios, como acontece com a atribuição da tarifa social de energia.

Por fim, a criação de um único sistema de identificação e autenticação, simples e universal, que vai suportar os serviços digitais, telefónicos e presenciais, permitirá a identificação, autenticação e assinatura digital de um documento através da mesma aplicação.

Serão também disponibilizados, de forma aberta e num único ponto, todos os dados estatísticos que permitam, por exemplo, decidir onde abrir um negócio.

Estas medidas inserem-se no PRR para a melhoria dos serviços públicos e transição digital na Administração Pública, cujo investimento total é de 578 milhões de euros.

Fonte: Portal do Governo