Horizonte Europa: concursos abertos para os European Innovation Ecosystems

23.08.2021

Estão abertos quatro concursos no âmbito dos European Innovation Ecosystems (EIE) do Horizonte Europa. Divididos em duas áreas, os concursos “Destination CONNECT: Interconnected Innovation Ecosystems” aceitam candidaturas até 26 de outubro e os que integram o “Destination SCALEUP: Elevating the scalability potential of European business” têm 10 de novembro como prazo.

A convocatória CONNECT “Preparatory action for setting up joint programmes among innovation ecosystems actors” pretende contribuir para o diálogo e facilitar a cooperação a nível europeu entre entidades públicas e privadas no desenvolvimento de um ecossistema europeu de inovação mais dinâmico, inclusivo e interconectado.

A segunda convocatória CONNECT, “Building capabilities in innovation procurement”, tem como objetivo contribuir para o desenvolvimento de estratégias para um sistema sustentável de compras públicas de inovação.

As candidaturas a estes concursos são submetidas no portal da Comissão Europeia.

Já as convocatórias da área SCALEUP, “Expanding Acceleration Ecosystems” e “Scaling up deep tech ecosystems”, querem promover a transferência de conhecimento e boas práticas entre ecossistemas de regiões classificadas com diferentes graus de inovação, bem como incentivar o desenvolvimento de ecossistemas deep tech nas infraestruturas de Investigação e Desenvolvimento pan-europeias.

As candidaturas também devem ser feitas no portal da Comissão Europeia.

Os European Innovation Ecosystems são um programa integrado no “Innovative Europe” do Horizonte Europa, que inclui o financiamento de atividades de apoio ao fortalecimento, conectividade e inclusão dos ecossistemas de investigação e inovação europeus.

Fonte: Agência Nacional de Inovação