IAPMEI lança ferramenta de avaliação de empresas

04.07.2022

O IAPMEI lançou uma ferramenta de avaliação de empresas que ajuda os acionistas a fazer uma estimativa do valor da sua empresa. 

O objetivo é apoiar empresas em fase inicial do ciclo de vida, facilitando o processo entre empreendedores e potenciais investidores, bem como empresas em processos de expansão, transação e/ou sucessão.

A ferramenta disponibiliza 3 métodos de avaliação:

  • Método dos cash-flows atualizados - permite definir o valor económico da empresa e o valor do capital. Pode ser utilizado em empresas estabilizadas ou em empresas em fase de crescimento, em particular na fase inicial do ciclo de vida
  • Método dos múltiplos de mercado - O valor da empresa é estimado por comparação com empresas de características semelhantes, utilizando indicadores de empresas de referência
  • Método de valorização patrimonial, com e sem continuidade do negócio - aplica-se a empresas em fase de estabilização do seu nível de atividade e/ou com património de valor relevante. A empresa é avaliada pelo valor de mercado do património físico e financeiro ou pela continuidade ou descontinuidade da exploração.

Para utilizar a ferramenta, basta descarregar o ficheiro disponibilizado no portal do IAPMEI e inserir os dados técnicos, económicos e financeiros nas respetivas folhas. 

Fonte: Portal do IAPMEI