Inaugurado primeiro Espaço Cidadão numa unidade de saúde

09.12.2021

Já se encontra a funcionar o Espaço Cidadão do Hospital da Senhora da Oliveira, em Guimarães, o primeiro localizado numa unidade de saúde e o 21º situado no município. Foi igualmente inaugurado o Espaço Cidadão de Lanheses, em Viana do Castelo.

A instalação do Espaço Cidadão no hospital permite que funcionários e utentes possam ter acesso a diversos serviços públicos, tais como a alteração de morada no Cartão de Cidadão e a ativação da Chave Móvel Digital.

Do catálogo de serviços dos Espaços Cidadão fazem parte 13 entidades e 52 serviços digitais com maior procura, como é o caso da renovação do Cartão de Cidadão por maiores de 25 anos (sem alteração de dados), do pedido de registo criminal ou serviços relacionados com a carta de condução.

Mais recentemente foram também disponibilizados nos Espaços Cidadão novos serviços relacionados com o contexto pandémico: o agendamento de vacina contra a COVID-19 e a emissão do certificado digital COVID da UE.

Quase 800 Espaços Cidadão até final de 2021

Atualmente, estão em funcionamento 783 Espaços Cidadão (4 deles em consulados), estando prevista, para este ano, a inauguração de mais 15. No total, 718 freguesias dispõem deste serviço de proximidade.

Há ainda 12 municípios que têm Espaços Cidadão móveis, e 9 com Espaços Cidadão móveis em bibliotecas.

No quadro do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), está previsto o reforço da rede de atendimento presencial com a abertura de 20 novas Lojas de Cidadão, 300 novos Espaços Cidadão e 12 Espaços Cidadão Móveis.

Fonte: Portal do Governo