InvestEU apoia com 400 mil milhões as PME mais afetadas pela pandemia

11.12.2020

O Parlamento Europeu, o Conselho Europeu e a Comissão Europeia chegaram a acordo para a criação de um programa de apoio às pequenas e médias empresas (PME), ao longo dos próximos sete anos. Trata-se do programa InvestEU que vai mobilizar mais de 400 milhões de euros, entre 2021 e 2027, para os Estado-membros apoiarem as PME mais afetadas pela pandemia.

O InvestEU visa prestar apoio financeiro às empresas prejudicadas, em áreas como o turismo e a restauração, e pretende criar e manter empregos de qualidade, respeitar o ambiente e contribuir para a competitividade e para a produtividade, aumentando a confiança no futuro e na UE. O programa prevê a possibilidade dos Estados-Membros transferirem, numa base voluntária, montantes recebidos através do Mecanismo de Recuperação e Resiliência, para o respetivo compartimento nacional do InvestEU.
 
O InvestEU irá gerar investimento a partir de uma garantia europeia de cerca de 26 mil milhões de euros, através da aposta nas infraestruturas sustentáveis (9,9 mil milhões de euros), na investigação, na inovação e digitalização (6,6 mil milhões de euros e 25,1 % da garantia), nas PME (6,9 mil milhões de euros) e nas políticas sociais (2,8 mil milhões de euros).
 
A garantia europeia deverá alavancar 372 mil milhões de euros de investimento. A essa verba somar-se-á entre 35 a 40 mil milhões de euros com a “reutilização” das garantias dos atuais instrumentos financeiros.
 
Fonte:
Portugal 2020