Mais de 150 mil pessoas receberam o Cartão de Cidadão em casa

22.12.2020

O serviço de entrega do Cartão de Cidadão do Instituto dos Registos e do Notariado já fez chegar o documento a casa de mais de 150 mil pessoas. Prevê-se que o serviço seja alargado a mais 130 mil cidadãos em todo o país para evitar a deslocação a um balcão de atendimento para levantar o cartão.

Desde 11 de novembro que é possível fazer uma consulta online no portal da Justiça, que permite saber se o cartão vai ser enviado para a casa do cidadão. Basta colocar o número do cartão no campo indicado na página e pesquisar. Em apenas um mês foram realizadas mais de 75 mil consultas online através deste portal.

A entrega do Cartão de Cidadão na morada de casa por correio registado é uma medida excecional e temporária disponível para todos os pedidos de renovação do Cartão de Cidadão, feitos por SMS, online ou presencialmente (serviços do Registo - Conservatórias, Lojas de Cidadão ou Espaços Cidadão), evitando a deslocação a um balcão de atendimento para levantar o cartão.

Abrange os cidadãos com 18 anos ou mais, residentes em território nacional, que renovaram o Cartão de Cidadão, ao qual tenham um contacto de telemóvel ou email associado, sendo ainda necessário que não estejam sujeitos ao regime do maior acompanhado.

Fonte: IRN