Mais de 617 mil cartas enviadas para renovar Cartão de Cidadão

09.08.2021

Entre 5 de maio e 1 de agosto, o Instituto dos Registos e do Notariado (IRN) enviou mais de 617 mil cartas PIN para a renovação automática do Cartão de Cidadão de pessoas com 25 ou mais anos.

A carta PIN é enviada pelo IRN nos 60 dias antes do fim da validade do Cartão de Cidadão, contendo os códigos do novo documento e uma referência multibanco para pagamento da renovação.

Estão abrangidos pela medida de renovação automática pessoas com 25 anos ou mais, não sujeitas ao regime do maior acompanhado, residentes em Portugal cujo cartão esteja prestes a caducar ou caducado desde janeiro de 2020.

Se não for necessário alterar dados do Cartão de Cidadão (nome, assinatura digital, fotografia, morada e contactos), basta pagar, num multibanco ou através de homebanking, no prazo indicado na carta PIN e o cartão ficará automaticamente renovado. O novo cartão será depois enviado para a morada de casa, por correio registado.

A entrega do cartão é feita apenas ao próprio, que deve comprovar a sua identidade através de um documento oficial com fotografia, como o Cartão de Cidadão caducado, o passaporte ou a carta de condução. Se a pessoa não estiver em casa, o carteiro deixa um aviso para, no prazo de 10 dias, levantar o cartão na loja CTT indicada no aviso.

Para mais informações sobre a renovação do Cartão de Cidadão consulte a página Renovar o Cartão de Cidadão.

Fonte: Portal da Justiça