Nova plataforma Participa.gov já esta disponível

28.05.2021

A partir de hoje, 28 de maio, está disponível a  nova plataforma Participa.gov. O objetivo é fomentar a participação pública e juntar num único portal todos os processos participativos nacionais. 

Participa.gov é a plataforma única da Administração Pública, que dará suporte aos processos participativos e de cidadania, nos quais os/as cidadãos/ãs apresentam propostas e decidem através do seu voto, utilizando tecnologias seguras e confiáveis para a atribuição dos votos.

A plataforma resulta da medida ”Participa 5.0”, do programa iSimplex 2019, e pretende ser uma ferramenta que incentiva todas as fases do processo participativo. São exemplos os orçamentos participativos, e todas as iniciativas que sejam desenvolvidas em prol da participação pública, como concursos ou consultas públicas.

Na plataforma será possível apresentar propostas e votar, utilizando tecnologias seguras e confiáveis para a atribuição dos votos, como o Blockchain (os votos são guardados num repositório público, descentralizado e imutável, o que significa que os votos podem ser auditados por todos, tornando assim o sistema legítimo e confiável).

A Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz é a primeira entidade a lançar uma iniciativa na plataforma Participa.gov, para o seu Orçamento Participativo e  Orçamento Participativo Jovem. Esta é uma forma de promover a participação dos munícipes através da apresentação e escolha de propostas e projetos a incluir no orçamento e no plano de atividades da autarquia para o próximo ano.

Brevemente a plataforma poderá também servir de suporte a uma nova edição do Orçamento Participativo Portugal (OPP).

Fonte: AMA