Novos apoios de 80 milhões de euros para empresas

01.07.2021

As empresas portuguesas vão receber mais 80 milhões de euros de apoios comunitários destinados a compensar os efeitos negativos do Brexit. O anúncio foi feito pelo Ministro do Planeamento, Nelson de Souza, durante a audição regimental na comissão parlamentar de Economia, Inovação e Obras Públicas.

A iniciativa, lançada na Presidência Portuguesa da União Europeia, tem o valor global de cinco mil milhões de euros, a nível europeu, e Portugal vai ter oportunidade de aceder a um pacote de cerca de 80 milhões de euros.

O ministro destacou ainda outros apoios, tais como o pacote de mais de 50 milhões de euros de apoio do Fundo de Solidariedade da União Europeia, que já está posto em prática em Portugal para apoiar municípios que tiveram despesas com a COVID-19. Destacou ainda o programa REACT, do qual estão já comprometidos 70% dos dois mil milhões de euros atribuídos a Portugal.

O ministro do Planeamento sublinhou ainda que foram publicados os regulamentos de vários fundos, incluindo do Feder e do Fundo de Coesão, bem como um regulamento de coordenação destes fundos europeus.
 
Fonte: Portal da empresa