Odemira com apoio reforçado na integração de migrantes

18.11.2021

Já está em funcionamento o novo Gabinete de Inserção Profissional (GIP) Imigrante, em Odemira. O objetivo é envolver as entidades da sociedade civil de uma forma mais próxima com as comunidades a nível local.

O novo GIP Imigrante funciona aos dias úteis, entre as 9h e as 17h30, na Rua dos Combatentes da Grande Guerra N.º 1, em Odemira.

A Rede GIP trabalha em conjunto com os centros de emprego para ajudar pessoas em situação de desemprego, apoiando na procura ativa de emprego e de cursos de formação.

Esta iniciativa em Odemira insere-se numa parceria entre o Alto Comissariado para as Migrações (ACM), Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Organização Cooperativa para o Desenvolvimento Integrado (TAIPA).

CLAIM de Odemira com novas instalações

Também em Odemira, foram inauguradas as novas instalações do Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), que existe desde 2014. A Rede CLAIM apoia todo o processo de acolhimento e integração de migrantes.

O GIP Imigrante e o CLAIM de Odemira fazem parte dos vários projetos da TAIPA. Esta instituição tem como objetivo o desenvolvimento integrado do concelho, sobretudo a nível comunitário e em termos de intervenção social em áreas como a integração de migrantes, a igualdade de género, a prevenção e combate à violência doméstica, entre outras.

Fonte: Portal do Alto Comissariado para as Migrações (ACM)