Países do D9+ assinam declaração para Década Digital na Europa

28.01.2021

Os países do grupo D9+, um grupo informal de líderes digitais da Europa, reuniram-se esta quarta-feira, dia 27 de janeiro, em videoconferência, para assinar a declaração conjunta "Leading the Way to Europe’s Digital Decade". Portugal integra este grupo da União Europeia desde outubro de 2020.

O objetivo desta iniciativa para a Década Digital na Europa é garantir uma posição de liderança digital da Europa, tendo em vista investimentos nas áreas de Inteligência Artificial, tecnologias de 5G e economia de dados para reforçar a vantagem competitiva digital na próxima década.

O Secretário de Estado para a Transição Digital, André de Aragão Azevedo, esteve presente na reunião em representação de Portugal, e afirmou que 31% das verbas disponíveis no Plano de Recuperação e Resiliência português serão alocadas a medidas de transição digital.

Para além de Portugal, o D9+ reúne os países europeus com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital (DESI): Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Espanha, Irlanda, Estónia, República Checa e Polónia. A finalidade é promover a utilização, implementação e partilha das melhores práticas de digitalização.

Fonte: Portal do Governo