Pedido online de registo de nascimento disponível no estrangeiro

22.12.2020

Desde o passado dia 21 de dezembro que os cidadãos portugueses residentes no estrangeiro podem fazer o pedido online de registo de nascimento para os seus filhos (até um ano de idade) obterem nacionalidade portuguesa. Este serviço abrange apenas o Reino Unido e França, com previsão de alargamento a outros países.

O pedido online de registo de nascimento é feito através do portal da Justiça, de forma gratuita, evitando a deslocação dos pais portugueses ao posto consular da área de residência.

A ativação deste serviço no Reino Unido e em França, onde mais de 1,2 milhões de cidadãos nacionais têm residência e onde foram registadas mais de 24 mil crianças de pais portugueses (dados de 2019), irá ter um impacto direto nos sete consulados-gerais de Portugal existentes destes países: Londres, Manchester, Bordéus, Estrasburgo, Lyon, Marselha e Paris.

Em Portugal, este serviço está disponível desde abril de 2020, tendo até à data registado 22.196 pedidos online, o que representa 31,7% do total de pedidos de registo de nascimento (70.090).

Fonte: Portal da Justiça