Plataforma para o Depósito Digital de Jornais arranca em janeiro

22.12.2021

A partir de janeiro de 2022 vai ser possível enviar jornais para depósito legal na Biblioteca Nacional de Portugal (BNP) em formato digital, substituindo as edições em papel. A Plataforma Depósito Digital de Jornais, que arranca no próximo mês, vai começar com alguns títulos de imprensa diária e semanal, de âmbito local e regional, num projeto piloto.

A nova plataforma estará disponível para acolher o depósito digital de quaisquer jornais publicados em Portugal e funciona em regime de auto-depósito. A adesão é voluntária, mediante acordo com a BNP, onde são estabelecidos os termos e condições do depósito e do acesso público aos jornais.

O objetivo é tornar o depósito mais rápido e eliminar os custos da gestão em papel, garantindo a conservação, a longo prazo, dos conteúdos em modo digital. Incluir jornais exclusivamente digitais e facilitar o acesso online aos mesmos, após o período de embargo das edições correntes de cada jornal, são outros dos objetivos.

Esta medida Simplex 2020/2021 pretende ainda recuperar e integrar os números retrospetivos de cada título, para proteger e divulgar o património de cada jornal.

Fonte: Portal do Governo