Plataforma "Portugal Exporta" já está disponível

15.04.2019 | AMA

Com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço que presta e trazer mais empresas para a internacionalização, contribuindo para o alargamento da base exportadora nacional, foi lançada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal, E.P.E. (AICEP) a plataforma tecnológica "Portugal Exporta" que, recorrendo à Inteligência Artificial, disponibiliza ferramentas com múltiplas facilidades, como indicação de oportunidades de negócio, ações comerciais e de capacitação, desenho de planos de ação de internacionalização à medida ou diagnósticos de maturidade da empresa, entre outros conteúdos relevantes.

Trata-se de uma solução digital personalizada e fácil de utilizar, que tem como uma das principais novidades uma área reservada, à qual é possível aceder através da autenticação com a Chave Móvel Digital. Nessa área, as informações são especificamente direcionadas a cada empresa, desde as feiras que mais lhe podem interessam, potenciais parceiros de negócio, ações comerciais e de capacitação ou mercados a explorar. As sugestões são feitas com base na Inteligência Artificial, que analisa cada perfil, desde a dimensão da empresa, a sua situação financeira, o nível de maturidade e a dinâmica de vendas ao exterior. Desta forma, duas empresas aparentemente semelhantes, que operam na mesma área, podem ter sugestões totalmente diferentes.

Para já as funcionalidades da área reservada só estão disponíveis para as empresas de calçado, mas ao longo dos próximos meses serão alargadas aos restantes setores, à razão de um por mês. Os têxteis lar, mobiliário e iluminação e os vinhos serão as áreas seguintes.