Portugal é o primeiro país com selo europeu de segurança COVID-19

02.06.2021

Portugal é o primeiro país com o selo europeu de segurança COVID-19, disponível desde 1 de junho. As empresas de turismo com o selo "Clean & Safe" nacional passam a poder utilizar, automaticamente, o “European Tourism COVID-19 Safety Seal”.

O novo selo criado pela Comissão Europeia distingue alojamentos turísticos, empresas de animação turística e agências de viagem que cumprem as medidas sanitárias contra a propagação da COVID-19. O objetivo é promover os países europeus como destinos turísticos de qualidade, transmitindo confiança aos turistas internacionais.

De salientar que o Selo “Clean & Safe”, criado em abril de 2020 pelo Turismo de Portugal, foi um dos exemplos que serviu de base ao trabalho europeu. O novo protocolo de saúde e segurança europeu foi articulado com os requisitos e procedimentos do selo nacional.

O pedido do selo é feito através da plataforma digital "Portugal Clean & Safe", podendo este ser apresentado nas instalações físicas e canais de comunicação online.

Até ao momento, o Turismo de Portugal já deu formação "Clean & Safe" a quase 34 mil empresas turísticas e realizou mais de 1.200 auditorias.

Fonte: Portal do Governo