Portugal integra novo Fundo de Fundos e balcão único de atração de talento tecnológico

09.02.2022

Portugal faz parte do processo de criação de um Fundo de Fundos europeu para apoiar start-ups e scales-ups europeias. Com o propósito de atrair profissionais qualificados está prevista a criação de um balcão único.

O Fundo de Fundos europeu dá acesso às start-ups e scales-ups a rondas de investimento de verbas mais elevadas, necessárias nas suas últimas fases de desenvolvimento. O objetivo é reter este tipo de empresas na Europa, evitando a sua deslocalização para outras regiões. 

Com um orçamento disponível de 10 000 milhões de euros, este fundo resulta de parcerias entre os Estados-membros e o Fundo Europeu de Investimento.

Já a criação do balcão único terá como função agilizar o processo de emissão de vistos de entrada no espaço europeu, para responder à falta de mão de obra qualificada na área do digital. 

As duas iniciativas resultam da Declaração Europeia sobre Startup Nations Standards of Excellence, concretizada em 2021 pela Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia. Os objetivos são a aceleração e incremento da competitividade do setor tecnológico europeu.

Fonte: Portal do Governo