Portugal já iniciou a emissão do Certificado Digital COVID-19 para pessoas vacinadas

16.06.2021

Os primeiros certificados de vacinação, no âmbito do Certificado Digital COVID-19 da União Europeia (UE), começaram hoje, dia 16 de junho, a ser emitidos em Portugal e enviados aos seus titulares.

A partir de amanhã, dia 17 de junho, através do portal do SNS 24, será possível obter os três tipos de Certificado Digital Covid UE:

  • certificado de vacinação: comprova que a pessoa foi vacinada contra a COVID-19 (poderá ser emitido na sequência da administração de cada dose)
  • certificado de teste: comprova que a pessoa tem resultado negativo em teste molecular de amplificação de ácidos nucleicos (TAAN) – RT-PCR, RT-PCR em tempo real
  • certificado de recuperação: comprova que a pessoa teve COVID-19, mas já recuperou da doença.

Para obter o Certificado, o/a cidadão/ã deve aceder ao portal do SNS 24, seguir as instruções e escolher o tipo de certificado que pretende. Após validação do pedido, o documento é disponibilizado no portal ou pode ser enviado, posteriormente, para o e-mail indicado. O documento é disponibilizado em português e inglês.

Brevemente, será possível obter os certificados noutras plataformas, bem como aceder ao certificado de testes moleculares rápidos. 

Encontra-se em fase de conclusão de testes-piloto e de comunicação  com os sistemas dos países da UE, o desenvolvimento do sistema de verificação do Certificado Digital, através de uma aplicação móvel de leitura. 

Os sistemas europeus de verificação devem estar todos em vigor a partir do dia 1 de julho, de acordo com o Regulamento Europeu do Certificado Digital.

Fonte: Portal do Serviço Nacional de Saúde