Portugal no grupo de países europeus mais digitais

16.10.2020

Depois de ter entrado formalmente para o grupo D9 em 2018, que consiste nos países considerados referências na transformação digital da Administração Pública e dos mais avançados em termos de Governo digital, Portugal passa a integrar os D9+. Trata-se do grupo de países europeus com melhor classificação no Índice Anual de Economia e Sociedade Digital (DESI) da Comissão Europeia e da qual fazem parte Dinamarca, Finlândia, Suécia, Holanda, Luxemburgo, Bélgica, Reino Unido, Irlanda e Estónia, aos quais se juntaram a República Checa, Polónia e, agora, Portugal.

A este evento juntou-se a assinatura da posição conjunta sobre Inteligência Artificial, "Innovative and Trustworthy AI: Two Sides of the same Coin" (pdf). Trata-se de um documento não oficial que defende a adoção de uma estratégia Europeia comum para a tecnologia, centrada na promoção da inovação.

Recentemente, Portugal foi considerado pela Comissão Europeia como "País fortemente inovador", de acordo com a edição de 2020 do European Innovation Scoreboard (EIS 2020)

Fonte: Portal do Governo