Programa Europa Digital lançado para acelerar transição digital na Europa

17.05.2021

A Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia está a organizar, em parceria com a Comissão Europeia (CE), a conferência Leading the Digital Decade, agendada para 1 e 2 de junho. A agenda inclui o lançamento oficial do Programa Europa Digital.

Estabelecido através da publicação do Regulamento 2021/694, o Programa Europa Digital é um instrumento financeiro europeu que pretende contribuir com cerca de 7,6 mil milhões de euros para acelerar a transição digital na Europa. O lançamento oficial está marcado para o segundo dia da conferência, dia 2 de junho.

A Comunicação “2030 Digital Compass: the European way for the Digital Decade” marca o início da conferência, que será em formato virtual.

A iniciativa vai contar com a apresentação da Declaração de Lisboa, esta que é um contributo para a preparação de uma proposta da CE para uma Declaração Interinstitucional Conjunta de Princípios Digitais.  A inauguração do cabo submarino EllaLink – retransmitida a partir do sítio do Cabo de Sines – que irá disponibilizar conetividade de alta capacidade, interligando Europa e América Latina, também faz parte da agenda.

Saiba como registar-se no evento no portal da União Europeia.

Fonte: Portal da ANI