Projeto no Alentejo quer diminuir fosso digital entre áreas urbanas e rurais

13.01.2021

O projeto AURORAL já está em curso em quatro localidades alentejanas para diminuir o fosso digital entre áreas urbanas e rurais europeias. O objetivo desta iniciativa europeia é dar acesso à tecnologia e meios digitais às zonas rurais, para criar crescimento económico e emprego.

Sines, São Pedro do Corval, Pias e Arronches são os territórios do Alentejo onde já está a ser desenvolvido o projeto AURORAL, desde o início do ano.

Em Sines, o foco está no empreendedorismo digital e desenvolvimento de incubadoras e clusters tecnológicos. Em São Pedro do Corval, concelho de Reguengos de Monsaraz, a aposta será na comunidade artística e na herança relacionada com o artesanato e a cerâmica.

Em Pias, concelho de Serpa, o envelhecimento saudável e a qualidade de vida são os pontos centrais. Já em Arronches, o projeto irá basear-se no uso eficiente dos recursos públicos na mitigação das alterações climáticas.

O AURORAL terá uma duração de quatro anos e é financiado pelo programa da União Europeia HORIZONTE 2020, num investimento de 16 milhões de euros. A estratégia de desenvolvimento regional fica a cargo da ADRAL – Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo.

Fonte: Portugal 2020