PRR: 188 milhões de euros para reformular atendimento dos serviços públicos

26.11.2021

A reformulação do atendimento dos serviços públicos e consulares vai ter um orçamento de 188 milhões de euros, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O investimento vai permitir que os 25 serviços públicos mais procurados estejam disponíveis no portal único renovado, no centro único de contacto e na rede de atendimento presencial. A entidade gestora é a Agência para a Modernização Administrativa (AMA).

Assim, vai ser mais fácil obter informações e realizar estes serviços online ou por telefone ou fazer um agendamento para um ponto de atendimento presencial.

Está ainda previsto o financiamento de 20 Lojas de Cidadão, 300 Espaços Cidadão e 10 Espaços Cidadão Móveis até 2026.

Já a Direção-Geral do Emprego e Administração Pública (DGAEP) irá gerir um contrato de cerca de 37 milhões de euros que irá, por um lado, permitir a realização de 1.500 estágios para técnicos superiores na Administração Pública e, por outro, promover o teletrabalho e e instalação de 23 espaços de coworking.

No âmbito da capacitação, o Instituto Nacional de Administração (INA) assinou um contrato de financiamento no valor de 34 milhões de euros que irão financiar um programa de formação em competências digitais para trabalhadores e dirigentes públicos. 

Estas medidas estão incluídas nos contratos para a transformação digital e capacitação da Administração Pública do PRR, assinados pela AMA, pelo INA e pela DGA. O orçamento total é de 325 milhões de euros, com os contratos a serem executados até 2026.

Fonte: Portal do Governo