PRR - IAPMEI vai implementar medidas nas empresas

11.05.2021

O IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação vai implementar medidas de resiliência, transição climática e digital nas empresas, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que está a ser analisado pela Comissão Europeia.

As várias medidas previstas inserem-se em três principais domínios:

Resiliência: criação de agendas para a reindustrialização e a Missão Interface, que visa a renovação da rede de suporte científico e tecnológico e orientação para o tecido produtivo. O investimento global é de 1.116 milhões de euros.

Transição climática: descarbonização, através da promoção e do apoio financeiro à indústria nacional. O investimento previsto é de 715 milhões de euros.

Transição digital: reforço da digitalização nas empresas, bem como das competências digitais dos seus trabalhadores, apoio na modernização dos seus modelos de negócio e processos de produção, incluindo a desmaterialização dos fluxos de trabalho, criação de novos canais digitais de comercialização de produtos e serviços, incorporação de tecnologias digitais disruptivas nas propostas de valor das empresas e estímulo ao empreendedorismo de base digital. Está previsto um investimento de 650 milhões de euros.

As empresas terão, assim, que investir na qualificação de recursos humanos e na aquisição de tecnologias digitais. Para tirar partido das oportunidades vertidas no PRR,no que toca ao digital, as empresas deverão ainda definir uma estratégia clara de abordagem à sua transição digital, identificando as áreas onde precisam de apostar e investir, com o apoio dos fundos europeus do PRR ou Portugal 2030.

Estas ações preveem a requalificação de 36 mil trabalhadores, o apoio a 30 mil pequenas e médias empresas (PME), a constituição de 10 aceleradoras digitais e o acesso a formação teórica e consultoria vocacionadas para a Indústria 4.0, bem como a emissão de 3 mil vouchers destinados a startups.

Fonte: Portal do IAPMEI