Renovação automática para Cartões de Cidadão caducados desde 1 de janeiro de 2020

02.06.2021

Depois de ter sido anunciada a renovação automática do Cartão de Cidadão para cartões cuja validade terminou a partir de 24 de fevereiro de 2020, os cartões caducados desde 1 de janeiro de 2020 passam também a estar abrangidos pela medida.  

Lançada recentemente, a renovação automática do Cartão de Cidadão destina-se a quem tem 25 ou mais anos, e não precise de alterar o nome, a assinatura, a fotografia, a morada ou os contactos. Para receber o documento em casa, basta fazer o pagamento no prazo indicado na carta PIN.

Nos primeiros 25 dias do serviço, foram enviadas 77.904 cartas PIN. Estima-se que, até ao final do ano, 70% das pessoas maiores de 25 anos, não sujeitos ao regime do maior acompanhado, com dados biométricos inseridos no sistema, e residentes em Portugal, faça a renovação automática do Cartão de Cidadão.
Associados à renovação automática do Cartão de Cidadão, foram também lançados dois novos serviços online: Confirmar a referência Multibanco da carta PIN e a Consulta do estado da renovação do Cartão de Cidadão

Ativação dos certificados digitais à distância

No âmbito da emissão e renovação do Cartão de Cidadão, está a ser regulamentada a  ativação dos certificados digitais do Cartão de Cidadão à distância, com validação biométrica através do telemóvel.

Fonte: Portal da Justiça