Renovação do Cartão de Cidadão por SMS continua a aumentar

19.08.2020

Entre 8 de junho e 16 de agosto, 148.118 portugueses aceitaram a renovação por SMS do Cartão de Cidadão (CC). Este valor representa 46,97% dos mais de 315 mil SMS enviados a pedir autorização para a renovação simplificada por SMS.

Os quase 150 mil portugueses que aceitaram a renovação por SMS representam 25,86% do número total de pedidos de renovação do Cartão de Cidadão que o Instituto dos Registos e do Notariado recebeu no período indicado.

Tal como a renovação online, a renovação por SMS tem um custo de 16,20 € e dispensa deslocações a um balcão. Esta é a forma mais simples de renovar o Cartão de Cidadão para quem tem 25 anos ou mais, resida em território nacional e não precise de alterar dados do cartão.

Para beneficiar do serviço é necessário ter os contactos de telemóvel ou de e-mail associados ao CC, entre outros requisitos.

A adesão ao serviço é simples, depois de receber um e-mail do endereço helpdesk-cartaodecidadao@irn.mj.pt ou uma mensagem de telemóvel do número (+351) 915 692 970, envie um SMS para esse número com o código de renovação (token) que recebeu, no formato “CCRN token SIM”. Tem até 7 dias para responder. O envio do SMS é gratuito.
 
Fonte: Portal da Justiça