Saúde oral: consultas e cheques-dentista para crianças de 4 anos e alunos do privado

25.05.2021

As crianças de 4 anos e os alunos dos 7 aos 18 anos, do ensino privado, passam a estar abrangidos pelo Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral (PNSO). O objetivo é melhorar a saúde oral dos portugueses, através da redução de doenças orais na população mais jovem, com a criação de condições de acesso a consultas de dentista.

Assim, a nova medida prevê que as crianças de 4 anos sejam encaminhadas para a consulta de higiene oral em centros de saúde ou recebam até dois cheques-dentista. As restantes crianças, com menos de 6 anos, têm acesso a um cheque-dentista quando são detectados problemas na saúde oral.

Já as crianças e jovens, entre os 7 e os 18 anos, que frequentem o ensino privado passam a estar abrangidos pela atribuição dos cheques-dentista, equiparando-se aos alunos do ensino público e Instituições Particulares de Solidariedade Social . 

Os cheques-dentista dão acesso a consultas de medicina dentária, e podem ser utilizados em qualquer zona do país, num médico aderente ao Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral, disponível através de uma lista nacional.

Para além das crianças, os cheques-dentista são atribuídos a:

  • grávidas seguidas no Serviço Nacional de Saúde
  • beneficiários/as do Complemento Solidário para Idosos
  • utentes portadores/as de infeção por VIH/SIDA
  • utentes com lesão suspeita de cancro oral

Fonte: Portal do Serviço Nacional de Saúde