Segurança Social vai fazer atendimento por videoconferência

26.01.2021

A Segurança Social arranca esta terça-feira, dia 26 de janeiro, com um projeto-piloto que encaminha os cidadãos para um atendimento por videoconferência quando não for possível um atendimento presencial rápido. O atendimento remoto será feito na plataforma Teams, marcado pelos próprios serviços da Linha da Segurança Social.

Vão estar disponíveis serviços dedicados a cidadãos e empresas, tais como contribuições, proteção jurídica ou pedir o Cartão Europeu de Seguro de Doença.

O objetivo é direcionar para este novo canal os beneficiários que pretendam realizar um atendimento presencial, mas que se encontrem em zonas onde as marcações não possam ser garantidas em tempo útil.

Atualmente, o tempo médio de espera a nível nacional é de nove dias, sendo que, em alguns centros urbanos, o prazo entre a marcação e o atendimento pode ser maior.

Este projeto-piloto conta com nove serviços de atendimento de quatro Centros Distritais, cujo atendimento pode ser garantido por funcionários da Segurança Social em teletrabalho. O número de balcões a atender por videoconferência irá ser alargado para aumentar a capacidade de resposta e para cobrir mais serviços.
 
Em 2020, a Linha da Segurança Social registou perto de 3 milhões de chamadas, quase mais meio milhão de chamadas que em 2019. 

Fonte: Portal do Governo