SNS 24 tem novo serviço para atendimento a pessoas surdas
A linha SNS24 (centro de contacto do Serviço Nacional de Saúde) dispõe agora de um serviço de atendimento para surdos, feito através de videochamada. A linha de atendimento conta com seis intérpretes de Língua Gestual Portuguesa que prestarão atendimento 24 horas por dia.
Após o contacto entre o cidadão surdo e o intérprete, este fará depois a mediação com o enfermeiro do Centro de Contacto do SNS, através de uma plataforma de atendimento de voz.
Esta nova funcionalidade poderá ainda ser utilizada para assegurar a comunicação entre os profissionais de saúde e o doente surdo durante o internamento hospitalar ou interações no centro de saúde.
O pedido para serviço de atendimento a pessoas surdas faz-se através do portal SNS24 (existe uma ligação na barra de topo do site), onde a pessoa escolhe se quer obter as orientações adequadas ao seu problema de saúde através de videochamada em língua gestual portuguesa ou através de um Chat de conversação por mensagens escritas.
A disponibilização deste serviço resulta de uma parceria entre os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, E.P.E, o Instituto Nacional para a Reabilitação, I. P. e a Federação Portuguesa das Associações de Surdos.