Ucrânia: SEF lança plataforma online para pedidos de proteção temporária

15.03.2022

READ THIS NEWS IN ENGLISH

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) lançou a plataforma SEFforUkraine que permite às pessoas deslocadas da Ucrânia fazer o pedido online de proteção temporária em Portugal. Este serviço online destina-se a todos os cidadãos ucranianos e respetivas famílias, bem como aos cidadãos estrangeiros que residem na Ucrânia.

O registo online só está disponível para maiores de 18 anos, pelo que o pedido de proteção para menores terá de ser feito, presencialmente, num dos 24 balcões de atendimento do SEF, para se confirmar a filiação das crianças.

A nova plataforma está disponível nas versões em português, inglês e ucraniano.

Recorde-se que o título de proteção temporária tem a duração de um ano, com a possibilidade de ser alargado por dois períodos de seis meses. Ao abrigo do regime de proteção temporária, são automaticamente atribuídos números de identificação portugueses, que dão acesso a vários serviços, como cuidados de saúde em estabelecimentos públicos, inscrição em ofertas de emprego, proteção social, entre outros.

Toda a informação útil sobre o acolhimento e integração de pessoas deslocadas devido ao conflito na Ucrânia pode ser consultada no portal ePortugal, nas páginas:

O Governo português lançou também a plataforma “Portugal for Ukraine” que divulga todas as respostas e ações em curso para todos os que precisam de ajuda e para quem quer ajudar, a nível nacional e internacional.

Fonte: Portal do Governo