Vacinação COVID-19: “Casa Aberta” disponível para maiores de 16 anos

16.08.2021
ATENÇÃO! ESTA NOTÍCIA ESTÁ DESATUALIZADA - Para informações sobre as medidas em vigor em relação à vacinação COVID-19 em Casa Aberta e senhas digitais, consulte o portal da DGS.

A partir de hoje, 16 de agosto, a modalidade “Casa Aberta” passa a estar disponível para pessoas com 16 anos ou mais. Esta decisão foi tomada após terem sido vacinados mais de 153 mil jovens com 16 e 17 anos no passado fim de semana, dias 14 e 15 de agosto.

Recorde-se que é possível tirar senhas digitais para esta modalidade no dia em que pretender levar a vacinação. Antes de tirar a senha, deve consultar o portal da afluência e verificar se o centro de vacinação que pretende tem o semáforo verde.

Pode ainda consultar os horários da “Casa Aberta” em cada Centro de Vacinação no portal da Direção-Geral da Saúde (DGS).

DGS recomenda vacinação universal das crianças dos 12 aos 15 anos

Quanto à vacinação das crianças e jovens entre os 12 e 15 anos, a Direção-Geral da Saúde recomendou que a mesma passasse a ser universal, deixando de abranger apenas os casos de doenças de risco.

O auto-agendamento para esta faixa etária foi possível até dia 12 de agosto, e a vacinação irá acontecer nos dias 21, 22, 28 e 29 de agosto. Foram registados mais de 159 mil pedidos. As segundas doses serão administradas nos dias 11,12, 18 e 19 de setembro, para que se possa concluir a vacinação antes do início do ano letivo.

Quem não conseguiu fazer o pedido de agendamento, irá receber um SMS para o mesmo. Está previsto abrir um novo período de auto-agendamento para as crianças e jovens dos 12 aos 15 anos.

Fonte: Serviço Nacional de Saúde (Notícia 1 / Notícia 2 / Notícia 3)