Atendimento nos serviços da Segurança Social

Na Segurança Social pode tratar de serviços relacionados com vários apoios sociais e subsídios, tais como o abono de família, a pensão de velhice e o subsídio parental. O acesso a estes serviços pode ser feito online, por videochamada, ao balcão ou por telefone. Se precisar de ajuda, pode entrar em contacto com a Segurança Social através do Balcão e-Clic.

Nesta página encontra informações sobre:

Serviços da Segurança Social disponíveis online

Alguns serviços da Segurança Social podem ser feitos online através da Segurança Social Direta (SSD), a partir do seu computador ou smartphone.

  1. Pesquise o serviço que quer utilizar

Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito na SSD, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no portal da Segurança Social mais informação sobre os serviços.

Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode realizar os serviços e de que vai precisar. Os serviços da Segurança Social que podem ser realizados online têm uma ligação para a SSD.

  1. Escolha um meio de autenticação

Pode aceder à Segurança Social Direta com um dos seguintes meios:

*Se não tem Número de Identificação de Segurança Social (NISS) deve contactar a Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h).

Se preferir, pode fazer a marcação nos serviços de atendimento, através da Linha de Marcação (210 548 888 / 300 088 888, dias úteis das 9h às 18h).

O serviço que procura é algum destes?

Estes são alguns dos serviços que pode fazer através da Segurança Social Direta:

Atendimento por videochamada na Segurança Social

Se preferir, pode ainda escolher o atendimento por videoconferência na Segurança Social. Saiba que serviços estão disponíveis e faça a marcação através:

Ao agendar a videochamada, recebe no seu email as instruções, o link de acesso à videoconferência, o código de validação para inserir e o link para cancelamento se não puder comparecer.

Para informações adicionais sobre o vídeo-atendimento, consulte o portal da Segurança Social ou o vídeo explicativo.

Atendimento presencial na Segurança Social

Os serviços da Segurança Social estão disponíveis em qualquer balcão desta entidade, incluindo os pontos de atendimento nas Lojas de Cidadão.

O atendimento presencial não precisa de ser agendado, mas, se preferir, pode marcar o seu atendimento. O atendimento não agendado está sujeito ao número de senhas disponíveis em cada dia.

Pode fazer os seguintes serviços sem marcação:

  • Tesouraria
  • Entrega de documentos
  • Pedido de declarações.

Para os restantes serviços, a marcação pode ser feita através da:

  • plataforma SIGA (também disponível em aplicação móvel para Android e iOS)
  • Linha Segurança Social - 210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h.

Nota: Se tem direito a atendimento prioritário não é preciso fazer marcação.

Consulte o portal da Segurança Social para informações adicionais sobre atendimento por marcação.

Atendimento por telefone na Segurança Social

A Linha Segurança Social (210 545 400 / 300 502 502, dias úteis, das 9h às 18h) dá informação geral sobre prestações, subsídios, pensões, trabalhadores, entidades empregadoras, contribuições, entre outros assuntos.

Caso queira obter informação mais específica, pode ser preciso indicar o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e o Código de Segurança para Acesso ao Atendimento Telefónico da Segurança Social.

Para obter este código, que permite a autenticação perante a Linha Segurança Social, deverá aceder à Segurança Social Direta, e seguir os seguintes passos:

  1. Selecione a área “Perfil”
  2. Escolha a opção “Contactos com a Segurança Social”
  3. Clique em “Código de acesso para atendimento telefónico”.

Consulte o portal da Segurança Social para mais informações sobre os serviços disponíveis na Linha Segurança Social.

Balcão e-Clic

No balcão digital e-Clic é possível criar pedidos para esclarecer dúvidas e fazer reclamações à Segurança Social. Para além disso, pode ver todos os pedidos que já submeteu e acompanhar o tratamento dos seus pedidos.

Pode aceder ao e-Clic através da Segurança Social Direta (SSD), autenticando-se com um dos seguintes meios:

Na SSD, carregue em “perfil” e depois em “e-Clic - contactos” para submeter um pedido ou consultar informações.

Depois de submeter o pedido vai ser mostrado um número (ID do pedido). Pode usar este número para acompanhar o estado do pedido.

Este vídeo da Segurança Social explica como submeter um pedido e utilizar o Balcão e-Clic.

Informação atualizada a 5 de abril de 2024