Atendimento nos serviços do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT)
No Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) pode tratar de serviços relacionados com a carta de condução, certificado de matrícula, certificado de motorista e licenciamento de veículos, entre outros. O acesso a estes serviços e o esclarecimento de dúvidas pode ser feito online, ao balcão, por telefone ou email.
Nesta página encontra informações sobre:
Alguns serviços do IMT podem ser feitos online através do portal IMTonline, a partir do seu computador ou smartphone.
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Pesquise o serviço que quer utilizar
Para saber se o serviço a que quer aceder pode ser feito no IMTonline, use a barra de pesquisa do ePortugal (no cimo desta página) e pesquise pelo serviço. Também pode pesquisar no portal do IMT mais informação sobre os serviços.
Todas as páginas dão informação sobre os canais através dos quais pode realizar os serviços e de que vai precisar. Os serviços do IMT que podem ser realizados online têm uma ligação para o IMTonline.
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Escolha um meio de autenticação
Pode aceder ao IMTonline com um dos seguintes meios:
- o seu Número de Identificação Fiscal (NIF)
- uma Chave Móvel Digital (CMD) ativada
- um leitor smartcard para utilizar com o Cartão de Cidadão (neste caso, também precisa do código de autenticação do cartão).
O serviço que procura é algum destes?
Estes são alguns dos serviços que pode fazer através do IMTonline:
- Renovar a Carta de Condução
- Substituir a Carta de Condução
- Trocar carta de condução estrangeira por portuguesa
- Pedir a segunda via do certificado de matrícula de veículos
- Emissão de certificado para motorista de TVDE
- Pedir o Cartão de Estacionamento para Pessoas com Deficiência.
Nota: Os pedidos de trocas de cartas de condução estrangeiras e a pesquisa de homologações são feitos online, exclusivamente.
Os serviços do IMT são prestados nos balcões das Direções Regionais do IMT, nos balcões do IMT nas Lojas de Cidadão e nos Espaços Cidadão. Para saber que balcões disponibilizam o serviço que pretende, consulte o site do IMT.
Em termos gerais, não precisa de agendar um atendimento presencial no IMT, mas é recomendado.
A marcação é obrigatória nas seguintes situações:
- Entrega de documentos para troca de carta estrangeira por portuguesa - agendamento em Lisboa (Lojas de Cidadão Saldanha e Marvila), Porto, Setúbal e Faro
- Atendimento a entidades coletivas (prestadores de serviços, escolas de condução e agências, por exemplo).
Pode fazer o agendamento online através da plataforma SIGA ou da SigaApp (disponível para iOS e Android).
Com ou sem marcação, o atendimento presencial está limitado a 3 processos (iguais ou diferentes) por pessoa.
Caso se desloque a um dos balcões do IMT sem marcação, pode tirar uma senha através da aplicação móvel SigaApp.
Nota: Se tem direito a atendimento prioritário não é preciso fazer marcação.
Os pedidos de informações, dúvidas ou esclarecimentos, são feitos, de preferência:
- através da Linha de Atendimento do IMT (210 488 488), aos dias úteis, das 9h às 17h, para qualquer assunto
- através do formulário de contactos no portal do IMT, para questões sobre condutores, veículos, transportes, atividades marítimo-portuárias ou outros assuntos. A resposta será enviada para o seu endereço de email.
Informação atualizada 5 de abril de 2024.